A Ford Brasil anunciou terça-feira (05) um balanço positivo para o ano de 2023, registrando um lucro significativo e um crescimento expressivo de 40% nas vendas. Em um evento realizado nesta terça-feira, o presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, revelou que a montadora atingiu esse resultado após se consolidar como importadora de veículos, encerrando a produção local em 2021.
Desde o fechamento de suas fábricas no Brasil, a Ford adotou uma estratégia baseada na importação de veículos produzidos em outros países, principalmente na Argentina. Segundo Justo, a empresa tem obtido sucesso nessa abordagem, destacando que a operação na América do Sul tem sido lucrativa nos últimos meses.
Mesmo sem produção local, a Ford mantém um centro de desenvolvimento na Bahia, que emprega 1,5 mil engenheiros e técnicos. Essa unidade é responsável por liderar 35% dos projetos de sistemas automotivos globais da Ford. De acordo com Justo, 85% desses profissionais estão focados no desenvolvimento de produtos globais, o que contribui para o faturamento da operação brasileira por meio da exportação de serviços.
A nova geração da picape Ranger, produzida na Argentina, é apontada como uma das principais apostas da empresa. Mesmo diante das previsões modestas para o mercado brasileiro de veículos, Justo expressou otimismo em relação ao próximo ano, projetando um crescimento de "dois dígitos" e destacando a continuidade do ritmo de lançamentos.
A Ford também informou que a reversão da propriedade da fábrica de Camaçari (BA) foi concluída com êxito, agora pertencendo totalmente ao governo da Bahia, que a ofereceu à empresa chinesa BYD.
Com 2023 marcando o segundo ano completo da Ford como importadora de veículos no Brasil, a empresa encerra o ano com resultados sólidos e perspectivas promissoras para 2024, mantendo-se firme em sua estratégia de inovação e diversificação de produtos.