imagem da noticia
camera

Reprodução

PUBLICIDADE

seta amarela

Pedra Azul

Café de Pedra Azul ganha prêmio de 2º Melhor Café Arábica Especial do Espírito Santo

Produtor Vagner Uliana, além do 2º lugar, ganhou R$15mil em premiação.

Redação Pedra Azul News

17/12/2024 - 00:00:00 | Atualizada em 17/12/2024 - 20:38:52

camera

Reprodução

A marca de cafés especiais Contos do Ninho produzida na propriedade Refúgio do Ninho, localizada em Pedra Azul, Domingos Martins, conquistou a 2ª colocação no Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo 2024, na categoria Arábica. Com uma pontuação de 90,08, o café produzido pelo casal Vagner Uliana e Bia Fernandes foi reconhecido como um dos melhores do estado. Além do prestígio, a premiação incluiu um prêmio de R$ 15 mil.

A cerimônia de premiação ocorreu nesta segunda-feira, 16 de dezembro de 2024, no Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual do Espírito Santo.

Emocionado, Vagner Uliana celebrou a conquista: “É muita alegria ver o trabalho minucioso de um ano inteiro sendo reconhecido”, “Ter o segundo melhor café do estado, em meio a tanta qualidade só nos mostra quanto e válido todo o esforço”. A Contos do Ninho, já reconhecida internacionalmente, carrega em seu histórico importantes títulos, incluindo o 3º lugar no concurso Coffee of the Year (COY) de 2022, que escolheu os melhores cafés do Brasil.

Veja a classificação geral:
Categoria Arábica – Sustentabilidade:
-Luciano Dutra Pimenta (Afonso Cláudio) - Nota: 86,73
-Joselino Meneguete (Brejetuba) - Nota: 86,32
-Welinton Ferreira Braga (Afonso Cláudio) - Nota: 83,90

Categoria Conilon – Sustentabilidade:
-Jarlete da Penha Sôtelle (Santa Teresa) - Nota: 94,36
-Robson Bastianello (Nova Venécia) - Nota: 92,43
-Pedro Tonole (Venda Nova do Imigrante) - Nota: 89,10

Café de Pedra Azul ganha prêmio de 2º Melhor Café Arábica Especial do Espírito Santo
Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo 2014 - Resultado

O Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo avaliou quesitos como qualidade da bebida, aroma, sabor e práticas sustentáveis, destacando a excelência do café capixaba. Além de estimular a inovação, o concurso promove a melhoria contínua na produção e incentiva a adoção de práticas que preservem o meio ambiente, garantindo um futuro sustentável para o setor cafeeiro.

O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Conta ainda com a parceria de entidades como a Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faes/Senar), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ES) e o Sebrae. A Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA) foi responsável por chancelar a terceira edição do concurso, assegurando ainda mais credibilidade ao processo de avaliação.

As amostras de café passaram pelo método de cupping, uma prova oficial que segue padrões rigorosos definidos por mestres de torra e avaliados por juízes certificados.

Para quem deseja experimentar esse café premiado, a Cafeteria Contos do Ninho é uma parada obrigatória. Localizada na Rota do Carmo, km 2, Pedra Azul, Domingos Martins/ES, funciona de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

Mais informações no Instagram: @contosdoninho e site: www.contosdoninho.com.br

Café de Pedra Azul ganha prêmio de 2º Melhor Café Arábica Especial do Espírito Santo
.

PUBLICIDADE