imagem da noticia
camera

Gesiel Rezende

PUBLICIDADE

seta amarela

Agricultura

Cafés capixabas brilham no Coffee of the Year 2024 e destacam excelência nacional.

Produtores do Espírito Santo conquistam os primeiros lugares nas categorias arábica e conilon.

Redação Pedra Azul News

26/11/2024 - 00:00:00 | Atualizada em 26/11/2024 - 12:39:01

camera

Gesiel Rezende

O Espírito Santo reafirma sua posição de destaque como um dos maiores produtores de cafés de excelência no Brasil. Na edição 2024 do Coffee of the Year (COY), realizada na Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, os cafés capixabas dominaram a premiação ao conquistar os primeiros lugares nas categorias arábica e conilon.

Com 26 finalistas – sendo 17 de arábica e 9 de conilon –, o estado demonstrou sua força e diversidade no setor cafeeiro, alcançando um total de oito prêmios. Produtores da região do Caparaó se destacaram na categoria arábica, com Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, em Divino de São Lourenço, conquistando o primeiro lugar. Na sequência, Douglas Dutra Vieira, de Iúna, e Afonso Lacerda, de Dores do Rio Preto, também brilharam no pódio.

Na categoria conilon, Antônio Cézar Demartini Landi, de Jerônimo Monteiro, ficou com o título principal. Neusa Maria da Silva de Souza e Talles da Silva de Souza, ambos de Muqui, completaram as posições de destaque.

O secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, celebrou a conquista: “Esses prêmios são uma prova incontestável da qualidade e diversidade do nosso café. A união entre tradição, inovação técnica e práticas sustentáveis tem colocado o Espírito Santo como referência mundial”.

A Secretaria da Agricultura tem sido peça-chave nesse desenvolvimento por meio de programas que fomentam sustentabilidade, tecnologia e inclusão social. Com quase 70% das propriedades rurais dedicadas ao café, o Espírito Santo é o maior produtor de conilon do Brasil, com exportações para mais de 100 países.

O sucesso capixaba reforça o orgulho e a dedicação de seus produtores, consolidando o estado como um celeiro de cafés premiados e de excelência.

Confira como ficou o pódio:

Arábica

1° lugar – Paulo Roberto Alves – Sítio Campo Azul – Divino de São Lourenço – Caparaó

3° lugar – Douglas Dutra Vieira – Sítio Cordilheiras – Iúna – Caparaó

4° lugar – Afonso Lacerda – Sítio Forquilha do Rio – Dores do Rio Preto -Caparaó

7° lugar – Deneval Miranda Vieira – Sítio Cordilheiras – Iúna – Caparaó

Canéfora

1° lugar – Antônio Cézar Demartini Landi – Sítio Vargem Alta – Jerônimo Monteiro – Sul do Espírito Santo

2º lugar – Neusa Maria da Silva de Souza – Sítio Grãos de Ouro – Muqui – Sul do Espírito Santo

3° lugar – Talles da Silva de Souza – Sítio Grãos de Ouro – Muqui – Sul do Espírito Santo

5° lugar – Luiz Claudio de Souza -Sítio Grãos de Ouro -Muqui – Sul do Espírito Santo

PUBLICIDADE