A produção de gengibre no Espírito Santo só cresce e a região de Domingos Martins faz com que o Estado seja o maior exportador da raiz do País. Desde o ano 2005, o estado é o maior exportador brasileiro de gengibre, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
O estado produziu 12,9 mil toneladas em 2014. Já em 2019, foram 23 mil e a previsão é de que o ES produza 70.100 toneladas da raiz neste ano, um aumento de quase 30% se comparado a 2021, quando foram produzidas 54.480 toneladas.
De acordo com o Incaper, mais de 90% da produção é voltada para o mercado internacional que rende para o estado o título de Melhor Gengibre do Mundo e o torna referência na produção da raiz no cenário mundial. Além disso, do que é produzido em terras capixabas, aproximadamente 30% são de Domingos Martins.
A atividade representa importante valor socioeconômico para a região e é desenvolvida por agricultores familiares, em sua maioria descendentes de alemães e pomeranos.
Além de colocar o Espírito Santo como o maior exportador de gengibre, em Domingos Martins e outras regiões serranas do estado, a raiz também é usada como “moeda de troca”. Já houve quem comprasse até moto e carro com o gengibre.