imagem da noticia
camera

Holanda. Imagem ilustrativa. | Sam Tanno/Shutterstock

PUBLICIDADE

seta amarela

Mundo

Holanda permite eutanásia de mulher de 29 anos fisicamente saudável

Apesar de fisicamente saudável, Zoraya optou pelo procedimento devido a problemas de saúde mental.

Redação Pedra Azul News

06/06/2024 - 00:00:00 | Atualizada em 06/06/2024 - 16:03:52

camera

Holanda. Imagem ilustrativa. | Sam Tanno/Shutterstock

Uma mulher de 29 anos, fisicamente saudável, recebeu autorização para realizar suicídio assistido na Holanda, alegando depressão, o que reacendeu discussões sobre a santidade da vida e a legislação sobre eutanásia.

Zoraya ter Beek, residente em Oldenzaal, na fronteira com a Alemanha, morreu por eutanásia em 22 de maio. Apesar de estar fisicamente saudável, Zoraya optou pelo procedimento devido a problemas de saúde mental. "As pessoas pensam que quando se está mentalmente doente, você não consegue pensar direito, o que é um insulto", declarou Zoraya ao jornal britânico The Guardian.

Diagnosticada com depressão, ansiedade, trauma e outros problemas, ela foi aprovada para suicídio assistido por "sofrimento insuportável sem perspectiva de melhora", conforme estipulado pelo código oficial de eutanásia holandês.

O caso de Zoraya ter Beek trouxe à tona um debate controverso em países ocidentais. Atualmente, a França está discutindo a legalização da eutanásia e do suicídio assistido, com o presidente Emmanuel Macron pressionando por novas leis.

A Igreja Católica, que se opõe consistentemente à eutanásia, manifestou suas preocupações. O arcebispo de Utrecht, cardeal Willem Eijk, criticou a ampliação dos critérios de eutanásia na Holanda. "O respeito pelo valor essencial da vida de um ser humano diminuiu cada vez mais no último meio século, o que era inevitável", disse Eijk em entrevista à CNA em 2020. "Pois, uma vez aceita a terminação da vida por certa medida de sofrimento, sempre seremos confrontados com a questão de saber se não deveria ser também permitido em sofrimento que é apenas um pouco menor."

A legislação holandesa sobre eutanásia, uma das mais permissivas do mundo, permite desde 2023 o procedimento para crianças menores de 12 anos, além de adultos que atendam aos critérios de "sofrimento insuportável sem perspectiva de melhora".

Holanda permite eutanásia de mulher de 29 anos fisicamente saudável
.

PUBLICIDADE