O Instagram bloqueou, na última terça-feira (17), o recurso de transmissões ao vivo da conta do religioso Frei Gilson. Desde o dia 15 de agosto, ele realizava lives diárias durante a madrugada, por volta das 4h, para rezar o rosário em celebração à Quaresma de São Miguel Arcanjo. Segundo o frei, a plataforma alegou que sua conta violou diretrizes da rede social.
Inicialmente, o Instagram informou ao religioso que o bloqueio de 30 dias teria ocorrido por uma falha técnica, garantindo que a função seria restabelecida em breve. No entanto, até a manhã desta quinta-feira (19), Frei Gilson ainda não havia conseguido retomar suas transmissões ao vivo na plataforma.
Em vídeos publicados para esclarecer a situação, Frei Gilson relatou que suas lives no Instagram costumavam atrair cerca de 60 mil espectadores simultâneos, com picos de até 90 mil. Somando todas as suas redes sociais, o número de visualizações diárias alcança aproximadamente 500 mil pessoas. As transmissões, em razão da Quaresma, continuarão em outras plataformas até o dia 29 de setembro, data em que se celebra a festa de São Miguel Arcanjo.
Apesar do impacto, até as 18h desta quinta-feira (19), a Meta, empresa dona do Instagram, ainda não havia se pronunciado oficialmente sobre o caso. Frei Gilson compartilhou a notificação da plataforma que comunicava a suspensão das lives, alegando divergências com suas diretrizes. A postagem já acumulava mais de 167 mil curtidas.