imagem da noticia
camera

Arquivo pessoal da Família Bettim

PUBLICIDADE

seta amarela

Agricultura

Justiça suspende desapropriação da Fazenda Bettim pelo Incra um dia após ação em São Mateus (ES)

Desembargador André Fontes, do TRF-2, revoga ordem por 30 dias; Incra havia alegado improdutividade.

Redação Pedra Azul News

15/02/2025 - 00:00:00 | Atualizada em 15/02/2025 - 09:09:30

camera

Arquivo pessoal da Família Bettim

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), por meio do desembargador André Fontes, suspendeu nesta sexta-feira, 14, a desapropriação da Fazenda Floresta & Texas, pertencente à família Bettim há mais de 60 anos. A decisão, válida por 30 dias, ordena que a 1ª Vara de São Mateus reverta a ação de desocupação e transfere o caso à Comissão de Soluções Fundiárias do Conselho Nacional de Justiça.

O processo foi iniciado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que classificou a propriedade como improdutiva com base em perícia de 2010. No entanto, laudos recentes desmentem essa alegação. Em janeiro, análises da Secretaria de Agricultura de São Mateus e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural confirmaram a alta produtividade da fazenda, que mantém 100 mil pés de café, 5 mil de pimenta-do-reino, além de mandioca, frutas, pastagens e 500 vacas leiteiras.

A situação provocou forte reação. No dia 7 de janeiro, mais de 400 pessoas protestaram em apoio à família Bettim. Parlamentares também se mobilizaram, como o deputado estadual Lucas Polese (PL-ES), que solicitou novas perícias, e o senador Magno Malta (PL-ES), que prometeu atuar para reverter a desapropriação. A Frente Parlamentar da Agropecuária discutiu o caso sob a liderança do deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES).

O decreto de desapropriação, emitido pelo presidente Lula em 2010, visava ampliar um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ao lado da propriedade. A superintendente do Incra no Espírito Santo, Maria da Penha Lopes dos Santos, militante do MST, liderava o processo. Até o momento, o governo federal não se manifestou sobre a suspensão.

Justiça suspende desapropriação da Fazenda Bettim pelo Incra um dia após ação em São Mateus (ES)
.

PUBLICIDADE