imagem da noticia
camera

Reprodução

PUBLICIDADE

seta amarela

Agricultura

Justiça suspende processo de desapropriação de fazenda da família Bettim em São Mateus (ES)

Ação do Incra contra propriedade produtiva de São Mateus (ES) aguarda nova decisão judicial.

Redação Pedra Azul News

19/03/2025 - 00:00:00 | Atualizada em 19/03/2025 - 14:26:14

camera

Reprodução

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) determinou, nesta terça-feira (18), a suspensão do processo de desapropriação da fazenda Floresta & Texas, de propriedade da família Bettim, localizada em São Mateus, no Espírito Santo. A ação, movida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ficará paralisada até que o tribunal emita uma nova deliberação. A decisão foi assinada pelo desembargador André Fontes, que já havia determinado a suspensão da desapropriação em fevereiro deste ano.

Na ocasião anterior, o magistrado encaminhou o caso à Comissão de Soluções Fundiárias do Conselho Nacional de Justiça, que se recusou a avaliá-lo, devolvendo o processo ao TRF-2. A Floresta & Texas é administrada pela família Bettim há mais de 60 anos e é alvo de desapropriação desde 2010, quando foi declarada improdutiva por decreto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atendendo a pedido do Incra.

Laudos apresentados em janeiro deste ano, entretanto, atestam a produtividade da fazenda, que cultiva:
100 mil pés de café,  
5 mil pés de pimenta-do-reino,  
mandioca,  
frutas,  
além de abrigar 500 vacas leiteiras e áreas de pastagem.

Apesar disso, a superintendência do Incra no Espírito Santo, atualmente liderada por Maria da Penha Lopes dos Santos, filiada ao PT e militante do MST, sustenta a tese de improdutividade.

A decisão do TRF-2 foi celebrada por lideranças políticas. O senador Magno Malta (PL-ES) destacou a vitória como uma demonstração de justiça e parabenizou o advogado André Lucena, responsável pela defesa da família. O deputado estadual Lucas Polese (PL-ES) também comemorou a suspensão, afirmando que ela reflete os anseios dos produtores rurais da região.

Por ora, o processo segue sem previsão de data para a retomada no TRF-2. A suspensão representa um alívio temporário para os Bettim, mas o embate jurídico com o Incra ainda não chegou ao fim.

Fonte: Revista Oeste

Justiça suspende processo de desapropriação de fazenda da família Bettim em São Mateus (ES)
.

PUBLICIDADE