O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na segunda-feira (23), que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai voltar a financiar projetos de engenharia em países vizinhos. A fala foi feita a um grupo de empresários argentinos e brasileiros em Buenos Aires.
Como exemplo do possível financiamento, Lula citou a obra de um gasoduto que ligaria o campo de vaca Muerta, na região da Patagônia, até o Brasil.
"O BNDES vai voltar a financiar as relações comerciais do Brasil e vai voltar a financiar projetos de engenharia para ajudar empresas brasileiras no exterior. E para ajudar que países vizinhos possam crescer e até vender resultado desse enriquecimento para países como Brasil”, disse o presidente.
No discurso, ao lado do presidente argentino Alberto Fernández, Lula disse ainda querer estreitar as relações do Brasil com a Argentina, além de receber um documento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a União Industrial Argentina (UIA) propondo impulsionar as relações comerciais entre os dois países, e com outros parceiros comerciais, principalmente a partir do Mercosul.
A prática de financiamento do BNDES já foi alvo de investigações de corrupção como a Operação Lava Jato.