imagem da noticia
camera

Divulgação

PUBLICIDADE

seta amarela

Região Serrana

Obra do Aeroporto das Montanhas Capixabas é anunciada em Venda Nova do Imigrante

Projeto promete impulsionar o turismo e a economia regional com início das obras em até 8 meses.

Redação Pedra Azul News

17/04/2025 - 00:00:00 | Atualizada em 17/04/2025 - 16:06:10

camera

Divulgação

Na tarde desta quarta-feira, 16 de abril de 2025, uma reunião histórica realizada no distrito do Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, próximo ao local onde será construído o aeroporto, marcou o anúncio oficial do Aeroporto Regional das Montanhas Capixabas. Com a presença de empresários locais, autoridades e representantes do setor turístico, o encontro revelou detalhes do projeto que deve transformar o turismo e a logística na região serrana do Espírito Santo. 

Participaram do evento o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno; o secretário de Estado de Turismo, Victor Coelho; e o presidente do Contures, Valdeir Nunes. O projeto, aprovado com entusiasmo pelo empresariado presente, representa um dos maiores investimentos do Governo do Estado na região das montanhas capixabas.

Obra do Aeroporto das Montanhas Capixabas é anunciada em Venda Nova do Imigrante
Fábio Damasceno (Secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura); Victor Coelho (Secretário de Estado de Turismo); Valdeir Nunes (Presidente do Contures).

As obras estão previstas para começar entre 6 a 8 meses, caso o processo de desapropriação e licitação pública ocorra dentro do cronograma. O aeroporto contará com uma pista de 1.300 metros de comprimento por 35 metros de largura, ocupando aproximadamente uma área total entre 120 e 170 mil m² (cerca de 3 alqueires). A estrutura terá capacidade para receber aeronaves modelo ATR-42 e, em casos especiais, até ATR-72, com até 72 passageiros. As proporções serão semelhantes às do Aeroporto de Linhares. O projeto já foi aprovado pela ANAC.


Além de fomentar o turismo, o novo aeroporto atrairá novos investimentos em infraestrutura, como melhorias nas rodovias de acesso, na infraestrutura local e valorização imobiliária. “Um aeroporto traz visibilidade nacional e insere de vez as Montanhas Capixabas no mapa turístico do Brasil”, afirmou Valdeir Nunes. 

A iniciativa é resultado da união entre a Secretaria de Turismo do Governo do Estado, Sebrae, Fecomércio e Contures. Após a conclusão das obras, o processo de homologação será conduzido pela ANAC. A gestão do aeroporto poderá ser assumida por uma associação local com apoio da prefeitura ou, em última instância, pela Infraero

O aeroporto será construído no distrito de Alto Caxixe, nas proximidades da Fazenda Pedra Azul e da Peterfrut, terá a distância de aproximadamente 10 km do vilarejo de Pedra Azul e 12km de distância do centro de Venda Nova do Imigrante. Com apoio dos proprietários da área e ampla mobilização da comunidade empresarial, o anúncio marca um novo capítulo no desenvolvimento regional, consolidando as Montanhas Capixabas como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Obra do Aeroporto das Montanhas Capixabas é anunciada em Venda Nova do Imigrante
.

PUBLICIDADE