Após dois anos de espera, a obra para a correção da galeria no km 90 da BR-262 finalmente está em andamento. Como é comum em obras desse porte, alguns transtornos têm surgido, como o sistema de pare-siga e a poeira gerada. O Pedra Azul News solicitou um caminhão-pipa para amenizar a poeira, e o pedido foi atendido.
Entretanto, a complexidade da engenharia envolvida na obra é significativa, demandando cálculos precisos, mobilizações e projetos detalhados. Muitos populares, ao observarem a obra de um único ponto de vista, têm dado sugestões e palpites, entrando em contato com os órgãos responsáveis para questionar tecnicamente o andamento da obra. Essas intervenções não solicitadas têm gerado atrasos desnecessários.
Diante dos questionamentos, seguem informações obtidas junto aos responsáveis sobre a obra:
1) Remoção do bueiro metálico diâmetro de 3 m (ARMCO) com seção de 7 m², por duas aduelas quadrada de 2,5 x 2,5 com seção de 12,5 m². Essa substituição visa aumentar a vazão do bueiro.
2) Devido a dificuldade da substituição do bueiro, provocada por presença de solo instável abaixo e presença de agua constante, foi necessário utilizar pedra rachão para estabilizar a base de assentamento das aduelas de concreto.
3) A presença de agua no local atrapalha muito o andamento das atividades, esse fato associado a presença de solo instável pode provocar alguma diferença de nível da cota.
4) É importante lembrar que a cota de entrada do novo bueiro ficara abaixo do nível da lamina d`água que existia , pois o bueiro no local já funcionava “afogado”