No início da noite de ontem (05), foi divulgado um levantamento feito pelo Ipec, encomendado pela Globo, que mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 51% das intenções de voto no 2º turno.
Segundo a pesquisa estipulada, o presidente Jair Bolsonaro teria 43% das intenções de voto. No entanto, na pesquisa com votos válidos apenas, Lula teria 55% e Bolsonaro 45%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
*Dados segundo a pesquisa Ipec:
Intenção de voto para a Presidência da República (votos totais)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 51%
Jair Bolsonaro (PL) - 43%
Nulo/branco/nenhum - 4%
Não sabe/não respondeu - 2%
Intenção de voto para a Presidência da República (votos válidos)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 55%
Jair Bolsonaro (PL) - 45%
Já na pesquisa espontânea, ou seja, aquela em que não se apresenta uma opção para o entrevistado, Lula saiu na frente com 50% e Bolsonaro ficou com 40% dos votos.
A pesquisa encomendada pela Globo ao Ipec ouviu 2.000 pessoas, entre os dias 3 e 5 de outubro de 2022. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número BR-02736/2022.
*DIVERGÊNCIA NO RESULTADO DO 1º TURNO:
Na pesquisa realizada para o 1º turno das eleições, o Ipec apresentou uma grande diferença entre o resultado das urnas e os dados dos levantamentos. Na pesquisa apresentada no dia 1º de outubro, na véspera das eleições, Bolsonaro teria apenas 37% e Lula 51% dos votos válidos.
O resultado das urnas, no entanto, mostrou que Bolsonaro teve 43,3% dos votos válidos e Lula ficou com 48,43%. Apesar de Lula estar na frente, a pesquisa do Ipec para o 1º turno mostrou um valor bem diferente da margem de erro apresentada, com valores incompatíveis com os dois pontos percentuais.
Apesar das pesquisas terem mostrado divergências entre os resultados das urnas e os levantamentos, o Pedra Azul News divulga informações que possam ser de interesse dos leitores.