O Partido Liberal (PL), ao qual está filiado o presidente Jair Bolsonaro, está finalizando a confecção de uma ação judicial por meio da qual pleiteará, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a anulação das eleições de 2022. A informação é do site O Antagonista.
Os fundamentos da ação estão amparados em um relatório elaborado pelo Instituto Vota Legal (IVL), contratado pelo próprio PL. Segundo a conclusão da versão preliminar do relatório, “[...] não é possível validar os resultados gerados em todas as urnas eletrônicas de modelos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015, resultados estes que deveriam ser desconsiderados na totalização das eleições no segundo turno, em função do mau funcionamento desta [sic] urnas.”.
A versão preliminar do documento é redigida por Carlos Rocha, representante do PL e presidente do IVL; Márcio Abreu, engenheiro eletrônico e vice-presidente do IVL ; e Flávio Gottardo de Oliveira, engenheiro mecânico aeronáutico, associado fundador do IVL. No entanto, não consta a assinatura deles na versão do documento que veio a público.