imagem da noticia
camera

Reprodução

PUBLICIDADE

seta amarela

Espírito Santo

Polícia Científica do ES ganha terras em Venda Nova do Imigrante para Novo Polo de Segurança Pública

O terreno está na Av. Ângelo Altoé e centralizará serviços da Polícia Científica do Estado do ES.

Redação Pedra Azul News

28/06/2024 - 00:00:00 | Atualizada em 28/06/2024 - 18:42:29

camera

Reprodução

Na tarde desta quinta-feira (27), a Polícia Científica do Estado do Espírito Santo (PCIES) participou da solenidade de assinatura do termo de concessão de um terreno pela Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ao Governo do Estado do Espírito Santo. Parte do imóvel, localizado na Avenida Ângelo Altoé, será destinada à instalação da Diretoria Regional de Polícia Científica Serrana. O evento contou com a presença do prefeito Paulinho Mineti, autoridades das forças de segurança estaduais, do Ministério Público, representantes da Câmara Municipal, do Conselho Municipal de Segurança, sindicatos e munícipes.

O prefeito Paulinho Mineti destacou a importância do Polo de Segurança Pública de Venda Nova do Imigrante, que atenderá a 18 municípios. "É o resultado de um trabalho feito a várias mãos. A centralização desses serviços representa uma grande conquista para os cidadãos do município. Vamos ter aqui a Polícia Científica, Polícia Civil e Polícia Militar trabalhando cada vez mais integrados", afirmou Mineti.

A perita oficial adjunta Daniela de Paula, representando o perito oficial geral Carlos Alberto Dal-Cin, ressaltou o desafio de construir a nova unidade policial e a importância da concessão do terreno. "A previsão é a construção de uma unidade de referência, fortalecendo a interiorização dos serviços prestados pela Polícia Científica. Além da Seção Regional de Medicina Legal e da Seção de Criminalística, aqui será realizado o atendimento da Identificação Civil, com a emissão de carteiras de identidade", explicou Daniela.

Nilo Bezerra, chefe da Diretoria Regional de Polícia Científica Serrana, enfatizou o impacto positivo que a nova sede terá para o município, especialmente com a inclusão do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). "Quando a morte é natural, o corpo vai para o SVO. A legislação federal permite apenas dois SVOs por estado. Com o SVO em Venda Nova do Imigrante, o município se tornará uma referência para o atendimento ao interior", disse Bezerra.

Sobre o Polo de Segurança Pública de Venda Nova do Imigrante

O terreno concedido está localizado às margens da Av. Ângelo Altoé e centralizará diversos serviços da Polícia Científica do Estado do Espírito Santo (PCIES), incluindo:

Seção Regional de Medicina Legal de Venda Nova do Imigrante (SML-VNI): Realização de exames periciais em casos de morte violenta, suspeita ou natural, além de exames para constatação de agressão, violência sexual, consumo de drogas, entre outros.

Seção Regional de Criminalística de Venda Nova do Imigrante (SEC-VNI): Emissão de laudos em casos de crimes contra a pessoa, sinistros de trânsito, incêndios criminosos, acidentes de trabalho, e outros exames técnico-científicos.

Postos de Identificação Civil Serrana (SEPI SERRANA) e Posto de Identificação de Venda Nova do Imigrante: Emissão de carteiras de identidade nacional e atestados de antecedentes criminais.

Serviço de Verificação de Óbitos (SVO): Atendimento para casos de morte natural, tornando-se um ponto de referência para a região.

A PCIES foi instituída em dezembro de 2023 pela Lei Complementar 1.062. Anteriormente uma superintendência da Polícia Civil, a instituição está em processo de transição administrativa e é responsável por exames em casos de mortes violentas e a emissão de documentos de identificação no estado.

Polícia Científica do ES ganha terras em Venda Nova do Imigrante para Novo Polo de Segurança Pública
.

PUBLICIDADE