Desempenho Preocupante: O Pisa 2022 revela que 70% dos estudantes brasileiros de 15 anos não atingiram o nível mínimo de conhecimento em matemática. Esses jovens enfrentam dificuldades em tarefas simples, como resolver contas e equações básicas.
Comparado aos países da OCDE, onde 31% dos estudantes têm baixo desempenho em matemática, o Brasil destaca-se negativamente com 73%. Em 2018, esse índice era de 68%.
Apenas 1% dos estudantes brasileiros alcançaram os níveis mais elevados de desempenho matemático, enquanto em Singapura, 41% atingiram esse patamar.
No ranking global, o Brasil ocupa a 64ª posição entre 80 países. A falta de professores especializados em matemática e deficiências na formação são apontadas como razões para o baixo desempenho.
Metade dos estudantes brasileiros não atingiu o nível mínimo em leitura e ciências. A nota média em leitura caiu de 413 para 410, e em ciências, 55% dos alunos não atingiram o conhecimento mínimo esperado.
A desigualdade no desempenho entre alunos mais ricos e mais pobres foi destacada, com uma diferença de 77 pontos. No cenário global, essa disparidade é menor, com uma média de 93 pontos em 37 nações da OCDE.
O Brasil enfrenta desafios na educação, evidenciados pelos resultados do Pisa 2022, que demandam ação imediata para melhorar a qualidade do ensino e reduzir as disparidades.