As vendas de carros elétricos no Brasil dispararam em 2024, alcançando 140 mil unidades até novembro, um aumento de 48,94% em comparação ao mesmo período de 2023, quando o total foi de 94 mil veículos. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Novembro destacou-se como o melhor mês já registrado pela ABVE, com 17.413 emplacamentos, superando o recorde anterior de outubro. Esse número representa um crescimento de 7% em relação ao mês anterior e impressionantes 62% na comparação com novembro de 2023.
De janeiro a novembro, o total de veículos eletrificados leves vendidos chegou a 155.724, consolidando uma alta de 100,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. A expectativa é que as vendas de 2024 encerrem em torno de 170 mil unidades, caso a média mensal se mantenha em dezembro.
Os modelos plug-in (100% elétricos e híbridos do tipo PHEV) continuam liderando o mercado, representando 72% das vendas. No entanto, os micro-híbridos (MHEV) apresentaram um crescimento expressivo, alcançando 11,2% do mercado em novembro, superando os híbridos flex (HEV), que responderam por 9,1%.
Apesar do avanço nas vendas, o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, destacou que nem todos os veículos eletrificados contribuem de forma significativa para a redução de emissões. "Muitos micro-híbridos têm eletrificação limitada e não oferecem uma experiência autêntica de carro elétrico, nem impacto relevante na descarbonização do transporte", afirmou Bastos.